
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), ficou em 1º lugar no 29º Concurso de Inovação no Setor Público 2025, na categoria Inovação em Compras Públicas Sustentáveis, resultado obtido pela escolha da banca julgadora especializada e consagrado por meio do voto popular. O Poder Executivo Estadual foi reconhecido por ter efetivado uma parceria público-privada para abastecer 52 prédios públicos a partir de uma matriz energética limpa. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira (02), em Brasília.
Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o 29º Concurso de Inovação no Setor Público 2025 tem o objetivo de reconhecer iniciativas inovadoras realizadas pelo setor público em todo o Brasil. O Governo de Pernambuco implantou um contrato de parceria público-privada para o abastecimento de 52 prédios públicos, em 17 municípios, migrando do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Por meio dessa iniciativa, o Poder Executivo Estadual passou a abastecer unidades consumidoras de média tensão a partir de uma matriz energética sustentável. “A implantação desse contrato trouxe uma economia real de R$ 24,2 milhões entre junho de 2023 e março de 2025. Essa migração para o ACL também significa sustentabilidade, visto que está de acordo com o Plano de Descarbonização do Estado de Pernambuco e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº7 da ONU”, comemorou o secretário executivo de Administração e Patrimônio, Anselmo Carvalho.
A economia real de R$ 24,2 milhões, alcançada com a migração para o ACL, é viabilizada em razão de o Estado ter deixado de comprar energia de distribuidora no preço fixado, passando a escolher o fornecedor e negociar o melhor valor. Já a redução da emissão de 8,1t de CO₂e, alcançada pelo Governo do Estado entre junho de 2023 e março de 2025, evita a liberação de gases que aumentam o efeito estufa e o aquecimento global. Por meio desses resultados, o Poder Executivo Estadual contribui para proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas e promover um planeta mais saudável para a população.
Usina fotovoltaica – A próxima etapa dessa iniciativa pioneira do Governo de Pernambuco, por meio da SAD, é o abastecimento desses prédios públicos através de uma usina de energia solar de grande porte (68 megawatts-pico) que será inaugurada em breve, no município de Salgueiro, e suprirá a Administração Estadual por 28 anos. Isso gerará ainda mais economia, pois o Governo de PE se tornará autoprodutor. Ao final desse prazo, ela será incorporada ao patrimônio público.