
Dando continuidade às agendas em Pequim, na China, a governadora Raquel Lyra apresentou as oportunidades de novos negócios em Pernambuco para três grandes empresas. As reuniões ocorreram com a China Blue Chemical, maior fabricante estatal de fertilizantes nitrogenados da China e produtora de combustíveis sustentáveis; a Chimbusco do grupo Cosco Shipping, uma das maiores empresas de navegação do mundo; e a COFCO, uma das maiores empresas de processamento de alimentos da China. No final da manhã, a gestora foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão para fortalecer o diálogo entre China e Pernambuco.
“Estivemos com três grandes empresas para apresentar Pernambuco e destacar a melhoria no ambiente econômico no Estado. Duas dessas companhias já têm negócios no Brasil e pretendem expandir. Então promovemos nossos potenciais para atrair futuros investimentos e diversificar a pauta exportadora de Pernambuco por meio de novas indústrias que agreguem valor à produção local. Apresentamos os modelos já consolidados e bem-sucedidos de negócio desenvolvido em parceria com a European Energy e a Maersk, destacando Suape como hub logístico e de e-combustíveis”, destacou Raquel Lyra.
Interessados em conhecer melhor a infraestrutura do Complexo Industrial Portuário de Suape, os dirigentes da Chimbusco agendaram uma visita para o mês de dezembro. Os empresários destacaram a possibilidade de abertura de novas rotas para a produção de combustíveis e fertilizantes sustentáveis no Estado.
Ainda tendo como pauta a eficiência energética, os representantes da China Blue Chemical demonstraram interesse em expandir os negócios que já têm no Brasil, ampliando o portfólio de energia renovável competitiva.
“O objetivo desses encontros bilaterais foi avançar nos diálogos com as empresas para que conheçam melhor Pernambuco e o Porto de Suape, garantindo futuras parcerias”, pontuou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.
À tarde, a comitiva pernambucana foi recebida na sede da COFCO (China Oil and Foodstuffs Corporation), em Pequim. Na ocasião, a gestora destacou a melhoria do cenário de negócios do estado, inclusive no setor sucroalcoleiro, bem como o potencial logístico de Suape. Na pauta esteve a ampliação das exportações e a possibilidade de melhoria do processo produtivo do açúcar.
*EMBAIXADA* – A comitiva liderada pela gestora ainda foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, na sede da Embaixada, em Pequim. Na ocasião, foram apresentadas as perspectivas de atração de investimentos que foram desenhadas durante a missão internacional, e destacado o papel estratégico da embaixada no fortalecimento do diálogo entre Pernambuco e a China.
Participaram das agendas os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).
Fotos: Divulgação