
Curta-metragem caruaruense explora a Feira de Ervas e Raízes Medicinais no Parque 18 de Maio
As gravações do documentário “A Feira da Fé”, dirigido pelo cineasta caruaruense Leandro Bacamarte, foram concluídas na quinta-feira (15), na Feira de Ervas e Raízes Medicinais, localizada no Parque 18 de Maio, em Caruaru (PE). Mediante entrevistas, a obra analisa esse espaço onde fé, medicina popular e saberes ancestrais seguem vivos no cotidiano de feirantes e clientes.
Apesar de já ter sido cenário para produções audiovisuais pernambucanas como o documentário “Figueira do Inferno” (2004), com cenas de algumas barracas e feirantes nos primeiros minutos, da ficção “O Balido Interno” (2019), e mais recentemente do documentário híbrido Habitar-se: A Jornada da Mulher no Espaço Corpo (2025), em fase de pós-produção, é a primeira vez que a Feira de Ervas e Raízes Medicinais será tema de um filme dedicado a história dos comerciantes e das práticas religiosas ali perpetuadas.
“A Feira da Fé” tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura — Funcultura, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco — Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. Além do apoio das produtoras Lunardo Produções Artísticas e Arquivo 194. A exibição da obra em festivais de cinema nacionais e internacionais está prevista para o segundo semestre de 2026.














