
Fotos: Rafael Moreira/Secom/PMC
O espaço visa fortalecer a humanização do parto, o enfrentamento à violência obstétrica e a garantia dos direitos da mulher

A Prefeitura de Caruaru inaugurou, nesta segunda-feira (26), a nova Sala da Secretaria da Mulher na Maternidade Santa Dulce dos Pobres. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, representa a integração das políticas públicas voltadas à saúde, ao cuidado humanizado e à garantia dos direitos das mulheres.
A implantação do novo espaço está alinhada à Lei Municipal nº 5.951/2017, conhecida como Lei “Nascer Bem”, que estabelece diretrizes para a humanização da atenção ao parto, ao nascimento e ao cuidado com gestantes, parturientes e puérperas no âmbito do município. A sala funciona como ponto de acolhimento, orientação e escuta qualificada, ampliando o acesso das mulheres à informação sobre seus direitos e aos serviços da rede de proteção.
Localizada dentro da maternidade, a Sala da Secretaria da Mulher fortalece a atuação intersetorial entre saúde e enfrentamento à violência, com foco especial na prevenção e no combate à violência obstétrica, além da promoção da autonomia e da dignidade das mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto. A iniciativa já estava presente desde a inauguração da Maternidade, mas ganhou uma nova estrutura para fortalecer o serviço.
A secretária da Mulher, Luana Marabuco, destacou a importância do equipamento para a política pública municipal. “O espaço funciona como local de acolhimento e integração das políticas para mulheres, com execução de ações de enfrentamento a violências contra a mulher e cuidado com a saúde física e mental. Inaugurar essa nova sala, no Janeiro Branco, é também uma forma de fortalecer a pauta da saúde da mulher em sua integralidade”, celebrou.














