
O Governo de Pernambuco abriu as inscrições para o Selo Empresa Verde Pernambuco – Edição 2026, certificação que reconhece empresas do Estado que adotam práticas alinhadas à sustentabilidade, à responsabilidade social e à boa governança corporativa. Voltado para micro, pequenas, médias e grandes empresas, além de empresários individuais e cooperativas, o selo tem inscrição gratuita e prazo aberto até 30 de março de 2026. A iniciativa busca estimular um modelo de crescimento econômico que integre
desempenho financeiro, gestão responsável e impacto positivo na sociedade.
O Selo Empresa Verde avalia as empresas com base em critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), cada vez mais relevantes para acesso a mercados, atração de investimentos, reputação institucional e relacionamento com consumidores e parceiros comerciais. Na edição de 2025, dezenove empresas pernambucanas receberam o certificado.
Para o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, a certificação funciona como um diferencial estratégico para os negócios. “O Selo Empresa Verde é um reconhecimento do Governo do Estado às empresas que já entenderam que crescer com responsabilidade é um diferencial competitivo. Valoriza quem gera desenvolvimento econômico sem abrir mão do compromisso social e ambiental. Isso estimula outras empresas a adotarem práticas mais eficientes, modernas e responsáveis”, afirmou.
Além do reconhecimento oficial, a certificação tem validade de dois anos e pode ser utilizada pelas empresas vencedoras em ações de comunicação e posicionamento de marca. Durante esse período, o selo também é considerado critério de desempate em processos licitatórios do Governo de Pernambuco, conforme previsto em regulamento.
A iniciativa é coordenada por uma comissão formada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), reforçando a integração entre políticas ambientais e desenvolvimento econômico.
As inscrições devem ser feitas de forma online, por meio do portal da Jucepe, onde também estão disponíveis o regulamento e os critérios de avaliação neste link: https://portal.jucepe.














