
Centro de Acolhimento Mulheres de Barro (CAMB) — no Hospital da Mulher do Agreste — é marco histórico, disponibilizando atendimento a 53 municípios da 2ª Macrorregião
Com o objetivo de assegurar atendimento emergencial e contínuo, de forma humanizada e articulada, para as pessoas em situação de violência, o Centro de Acolhimento Mulheres de Barro (CAMB), no Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, oferta atendimento integral à população da zona rural e urbana de 53 municípios, configurando-se como polo estratégico de proteção e cuidado na 2ª Macrorregião. Durante o período de Carnaval, a população segue contando com o serviço de referência macrorregional, que oferece atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Com foco na escuta qualificada, amparo psicossocial, atenção à saúde e acesso à rede de proteção, o CAMB é o primeiro da modalidade na região Agreste. Vale salientar, que mais de 83 mil casos de estupro foram registrados, em 2023, no Brasil, número que equivale a um crime a cada seis minutos. No mesmo ano, houve ainda uma média de 779 mil ocorrências de ameaça, no país. As violências física e psicológica também apresentaram números alarmantes, sendo frequentemente praticadas no ambiente doméstico. Essa realidade se estende a outros países: cerca de 30% das mulheres em relacionamentos já sofreram algum tipo de violência física ou sexual por parte do parceiro, de acordo com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial de Saúde). Os dados só reforçam a importância do Centro para a população da macrorregião.
— É um marco histórico! — Com essas palavras, a psicóloga Jannaina Galvão, coordenadora de psicologia do Hospital da Mulher do Agreste, apresenta a equipe multidisciplinar do CAMB, que conta com profissionais de plantão, a exemplo de assistente social, psicóloga, enfermeira, médico e profissional administrativo.
A coordenadora do serviço social do HMA, Edna Soares, enfatiza o número de atendimentos realizados no Centro. “Desde a abertura do hospital, no mês de maio, até dezembro de 2025, foram realizados 358 atendimentos a 152 vítimas, ofertando todo o cuidado necessário com acompanhamento e encaminhamentos à rede de proteção pertinente às situações específicas, visando o fortalecimento em um contexto humanizado”.
O CAMB é localizado próximo à recepção do ambulatório do HMA (Rua Maria Dias de Oliveira, n° 19 – Indianópolis), de forma independente, para preservar a privacidade da vítima, com acesso interno e sigiloso, sendo também oportunizada a entrada da pessoa em situação de violência pela emergência (Avenida José Rodrigues de Jesus, n° 396, Indianópolis). Mais informações podem ser obtidas pelos números de telefone (81) 3719-9407 (das 7h às 16h) / (81) 3725-7498 ou 3725-7503 (após as 16h e finais de semana).













