Iniciativa beneficia diretamente 100 núcleos da agricultura familiar no município de Ouricuri, localizado no Sertão pernambucano
Entre as iniciativas do estado de Pernambuco que visam a implantação de Sistemas Agroflorestais (Saf’s) e a recuperação de áreas degradadas dos biomas da Caatinga e da Mata Atlântica, está o projeto ‘Barragem dos Algodões’, contemplado no edital 01/2021, do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).
A proposta desse projeto, que está sendo executado no município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, tem o caráter regenerativo. Enquanto assessora famílias agricultoras na implantação de Saf’s às margens da barragem, também se propõe a recuperar a mata ciliar que envolve essa represa.
Desta forma, a iniciativa alia a conservação das matas e rios à soberania alimentar e geração de renda das famílias beneficiadas, através da produção de alimentos e forragens
Proposto pela Ong Caatinga, o projeto tem o objetivo de recuperar cerca de 50 hectares de áreas degradadas ou que estão em processo de degradação, recente ou antiga. Para isso, prevê a implantação dos Saf’s e a capacitação técnica de 400 moradores da região através de oficinas. No total, mais de 100 famílias estão sendo beneficiadas.
Durante essas oficinas, há troca de conhecimentos sobre técnicas e ações fundamentais para o manejo e manutenção dessas agroflorestas.
A recuperação dessas áreas, além de beneficiar o meio ambiente, ajuda diretamente os agricultores locais, que passam a utilizar essas áreas para o cultivo, auxiliando na produção e na geração de renda das famílias envolvidas.
“Para implementar o projeto, temos que considerar o clima do semiárido e adaptar o Saf à realidade do ecossistema. Temos que respeitar o clima, entender o que ele pede, saber qual o tipo de atividade é mais condizente com a realidade do clima e, claro, a época também”, afirma Febe de Oliveira, engenheira agrônoma e especialista em clima semiárido e Agroecologia da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE).
O edital 01/2021 do Fema foi estabelecido para auxiliar seis projetos de cunho regenerativo em áreas degradadas nos bioma da Caatinga e da Mata Atlântica, visando a recuperação de nascentes e a implantação e manutenção de Saf´s.
Para o bioma Caatinga, foram selecionados os projetos Barragem dos Algodões, Águas da Serra e o Mulheres Restaurando o Bioma da Caatinga. Já para a Mata Atlântica, os projetos Projeto Mulheres Semeando Agroflorestas do campo à cidade, Restaurando APP’s em Assentamentos Rurais e o Nascentes do Goitá foram os selecionados.
Para a execução dos projetos, estão sendo investidos R$ 900 mil em cada um dos biomas. Para o Barragem dos Algodões especificamente, o valor investido é de R$ 322,9 mil.