Em parceria com o Tubaratinado, Governo de Pernambuco lança campanha digital sobre banho de mar seguro

Publicidade

Material prevê publicação de quatro vídeos, levando sensibilização para os pernambucanos através do humor. Primeiro já está publicado nas redes do governo

Como parte da campanha de sensibilização para banho de mar seguro, o Governo de Pernambuco, em parceria com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), lançou, no último sábado (9), o primeiro de quatro vídeos que serão publicados através do perfil de Instagram Tubaratinado (@tubaratinado). O conteúdo pretende trazer para o ambiente digital educação ambiental através do humor.

O objetivo da ação digital é a sensibilização dos banhistas sobre os cuidados que devem ter antes de entrar na água do mar, para evitar incidentes com tubarões e afogamentos. Essa atenção vale para algumas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), no trecho de 33km de atenção, que abrange a Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, Pernambuco tem 187 km de praias.

A ação é uma das medidas previstas no Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco, o Peast-PE, publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e construído em parcerias com outros órgãos do estado, universidades, prefeituras, organizações não governamentais

A gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Semas-PE e secretária executiva do Cemit , Danise Alves, explica que a educação ambiental é uma estratégia que promove mudanças comportamentais nas pessoas, permitindo a valorização do meio ambiente e o respeito por cada ser vivo. “Sensibilizar a população da Região Metropolitana do Recife de forma leve, lúdica e divertida sobre os tubarões e o banho de mar seguro é um grande passo para uma mudança de conduta da sociedade”, ressalta.

Campanha na praia e em mídias externas

No último dia 02 de março, o Governo de Pernambuco lançou, em parceria com o Cemit, a campanha de sensibilização para banho de mar seguro nas praias do litoral da RMR. “As estatísticas do Cemit mostram que julho e março foram os meses que mais registraram incidentes com tubarões em Pernambuco. Além da turbidez, as águas da chuva carregam para o mar muito material orgânico, atraindo os animais para a costa”, explica a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira.

 

Além das redes sociais, a campanha está circulando em mídias externas eletrônicas – através de totens digitais e mídias Out of Home (OOH) em mega led -, espalhadas por áreas de grande movimentação de pessoas, como parques, praças e terminais de integração -, e distribuição de materiais de papel reciclável, como leques, viseiras e sacos de coleta de lixo, além de promotores circulando pelas praias.

Os materiais em papelaria contém, no verso, dicas e orientações para o banho de mar seguro, além do QR Code que dá acesso ao Plano de Educação Ambiental Para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Peast-PE).

 

“No último ano, nos debruçamos sobre as estratégias que melhor têm funcionado para uma boa convivência entre tubarão e banhistas. Em todo o mundo, a educação ambiental vem se provando a mais eficaz. É o respeito ao ambiente marinho e a todo seu ecossistema, compreendendo o comportamento da fauna local, que nos dão segurança e consciência de como usufruir do mar sem riscos”, afirma Ana Luiza Ferreira.

Fotos: Reprodução/Divulgação.

Publicidade