Caruaru terá “Semana Municipal da Formação e fomento da Economia Criativa ligada a Arte e Cultura”

Publicidade

O autor da propositura, vereador Jorge Quintino, pensou a data para homenagear a pintora Luisa Maciel

Foi votado e aprovado por unanimidade durante a reunião ordinária de ontem, 17, o Projeto de Lei nº 9914 de 2024, de autoria do vereador Jorge Quintino, que cria a Semana Municipal da Formação e fomento da Economia Criativa, e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município com os seguintes objetivos: evidenciar e reforçar a Formação e fomento da Economia Criativa ligada a Arte e Cultura; reconhecer o papel dos profissionais da arte e cultura e das empresas que fomentam este setor no Município, distribuindo renda e gerando inclusão social, bem como de seus órgãos representativos; oportunizar à comunidade o acesso a noções de formação de empreendedorismo ligado a arte e cultura e incentivar o surgimento de novos profissionais da arte e cultura e de empresas que fomentam este setor.

O período estabelecido para essa celebração será na terceira semana do mês de julho, na passagem do Dia Municipal do Produtor Cultural, comemorado no dia do nascimento da pintora Luisa Maciel, que é 19 de julho.
Também durante a Semana Municipal a Formação e fomento da Economia Criativa ligada a Arte e Cultura serão iniciadas homenagens em reconhecimento a profissionais, empresas e seus órgãos representativos que atuam no setor da arte e cultura no Município. Durante esse período acontecerão eventos, feiras, palestras, debates e ações de formação e qualificação.
*Uma homenagem à Memória de Luisa Maciel*
Luisa Cavalcanti Maciel nasceu em 19 de julho de 1926 em Areia Grande, Pesqueira. Era pintora, escritora, escultora, professora de Arte e Folclorista. Presidente fundadora do Centro de Cultura Popular Luisa Maciel, era acadêmica fundadora da Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras (Acaccil).

Luisa Maciel foi eleita na cidade de Schlitz – Alemanha, Delegada Oficial do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais – CIOFF®️/UNESCO. Em 1974, recebeu o Título de Cidadã de Caruaru, pelos serviços prestados na área cultural.

Publicidade