Álvaro Porto diz que vai aguardar por decisão do STF para a realização de nova eleição da Mesa Diretora

Publicidade

Foto: divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), diss  nesta segunda-feira, 04, que está aguardando uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) para a realização de um novo pleito para a Mesa Diretora da Casa, referente ao biênio 2025-2026. Os deputados anteciparam a eleição, que reelegeu Porto como presidente da casa para o próximo biênio.

“Estamos reiniciando os trabalhos e conversando com alguns deputados. Vamos aguardar o posicionamento do Supremo, que deve julgar entre os dias 8 e 18 de novembro para termos essa definição. Até lá, não discutiremos a matéria”, explicou Porto, que voltou ao expediente nesta segunda-feira (4), após recuperação de uma cirurgia na coluna.

Anulação

A reeleição da Mesa Diretora de Alepe, que manteve Porto na presidência, gerou controvérsias por ter ocorrido de forma antecipada, mais de um ano antes do próximo mandato, previsto para 2025. Essa antecipação foi viabilizada por uma emenda à Constituição estadual e uma alteração no regimento interno, permitindo que a eleição ocorresse já em novembro de 2023. A articulação foi conduzida pelo próprio deputado.

Publicidade