Produzido pela Trupe Carcará o Picadeiro Pernambuco, traz à cena diversos números circenses sob a melodia de uma trilha sonora gravada especialmente para o espetáculo, reunindo artistas itinerantes – que nasceram e foram criados sob a lona, e jovens artistas de trupes circenses que escolheram o circo como vida e arte – todos integrantes da Trupe Carcará e Educadores do Circo Escola CARCARÁ. Números de equilíbrio, acrobacia, habilidades aéreas, força, palhaçaria, contorção e música promovem suspense, entretenimento e encantamento em crianças e adultos de todas as idades.
“Após percorrer todos os estados do Nordeste, o festival encerra com excelência na Bahia, e temos a honra de termos a Trupe Carcará representando Pernambuco nesta última etapa. Este grupo, que encanta o público com a magia do circo e narrações que exaltam nossa identidade, a negritude e o protagonismo feminino, é motivo de imenso orgulho para o nosso estado. Ver o espetáculo ‘Picadeiro Pernambuco’ brilhar em Salvador comprova o talento, a diversidade e a criatividade dos nossos artistas. Além disso, essa rica troca cultural fortalece e enriquece o legado artístico de toda a região”, declara a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
ESPETÁCULO – Em 2017, o espetáculo estreou no Festival Internacional de Artes Cênicas e Música Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife) e participou do Festival Aldeia Yapoatan, Festival de Circo do Brasil, Mostra de Circo de Triunfo, entre outros.
Picadeiro Pernambuco traz à cena diversos números circenses sob a melodia de uma trilha sonora produzida especialmente para o espetáculo, reunindo artistas itinerantes – que nasceram e foram criados sob a lona – e jovens artistas de trupes circenses que escolheram o circo como vida e arte – todos integrantes da Trupe Carcará e Educadores do Circo Escola CARCARÁ.
Números de equilíbrio, acrobacia, habilidades aéreas, força, palhaçaria, contorção e música promovem suspense, entretenimento e encantamento em crianças e adultos de todas as idades. O espetáculo já cumpriu temporadas e realizou diversas apresentações em Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
TRUPE CARCARÁ – Criado em 2004, o Centro Carcará, com sede no Cabo de Santo Agostinho, integra a Rede de Circo do Mundo – Brasil, desenvolvendo atividades formativas através do Circo-Escola Carcará dentro da Pedagogia do Circo Social e atua na assessoria de circos itinerantes de pequeno e médio porte nos seus processos de gestão e criação artística. E produz espetáculos cênicos através da Trupe Carcará.
O FESTIVAL – O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Finalizando na Bahia, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará.