Governos Estadual e Federal reforçam parceria com os pescadores da ilha através de reuniões e atividades

Publicidade

Com o objetivo de promover melhorias nos cuidados e formas de pesca artesanal em Fernando de Noronha, o Ministério da Pesca e Aquicultura, com o apoio da Administração da ilha, estará realizando uma série de debates e ações para o fortalecimento da atividade pesqueira. A parceria conta ainda com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Associação dos Pescadores do arquipélago (Anpesca).

Os encontros vão tratar também das questões que envolvem as intoxicações que aconteceram recentemente por conta do consumo das espécies de peixes guarajuba e barracuda, apontados por estudos como os responsáveis pelo problema.

As reuniões começam nesta quarta-feira (27) e se estendem até a sexta-feira (29), iniciando com a apresentação do plano de trabalho da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Pernambuco, no Palácio de São Miguel. Nos demais dias estão programadas a apresentação sobre Registro Geral da Atividade Pesqueira e reunião com pescadores, além do cadastramento dos trabalhadores para o Registro de Pescador Profissional (RGP). Também será feito o registro da pesca com iscas, na pedra e embarcada, identificação e registro fotográfico das embarcações ativas e em reparo, entre outras ações.

O superintendente federal de Pesca e Aquicultura em Pernambuco (órgão vinculado ao Ministério de Pesca do Brasil), Fábio Barros, comenta que esse vai ser um momento de organização das atividades pesqueiras para um futuro ordenamento, fomentando, assim, a cultura e a economia pesqueira da ilha, com possíveis políticas públicas destinadas à categoria. Isso se dará através do levantamento de informações, onde os técnicos do Ministério pretendem entender quais são as dificuldades e como estão as regularidades dos pescadores, tratar das embarcações regulares ou não, entre outras demandas.

“Isso vai nos levar às outras questões, como a melhoria na pesca, a organização do pescado no momento da captura, com apoio para que o pescador possa levar gelo no momento da pesca, o cuidado ainda maior no desembarque dos peixes e a preparação dos animais para eles poderem ser comercializados e consumidos na ilha. Vamos aproveitar esse momento para chamar a atenção da comunidade pesqueira da ilha, de quem faz a gestão, da importância da organização dos pescadores”, comenta Fábio Barros.

A administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, comemora a parceria com o Governo Federal, algo que será de grande importância para Fernando de Noronha. Ela ressalta que o Governo do Estado e a Administração Distrital estão dando todo o apoio e as condições necessárias para que o Ministério da Pesca e Aquicultura desenvolva o trabalho da melhor forma possível, mas, de maneira conjunta, com o envolvimento dos técnicos da Secretaria de Saúde, de profissionais do distrito, de outros órgãos do governo, do ICMBio e da Anpesca.

Ainda segundo a gestora, essa parceria chega em um momento importante, pois precisa-se cada vez mais reforçar e melhorar a atividade pesqueira no arquipélago, algo tão tradicional e indispensável para os que moram e visitam Noronha.

Programação:

Quarta-feira (27/9)

17h – Reunião com Anpesca (sede da Anpesca)

Quinta-feira (28/9)

5h às 12h – Acompanhar pescaria com os pescadores da ilha –
Pauta: Registro da pesca de iscas, pesca na pedra e pesca embarcada
19h – Reunião com pescadores sobre o Registro de Pescador Profissional (RGP), convalidação dos dados apresentados no relatório do ICMBio, cadastramento dos pescadores artesanais

Sexta-feira (29/09)

8h às 17h – Identificação e registro fotográfico das embarcações ativas e em reparo
Local de encontro: Porto de Santo Antônio.

19h – Continuação do cadastramento dos pescadores para junto ao RGP e convalidação dos dados apresentados no relatório do IcmBio.

Tarde – reunião virtual com a professora Sílvia Nascimento, sobre o monitoramento das algas na ilha para identificar o dinoflagelado que provocou a intoxicação após o consumo dos peixes.

Sábado (30/09)

10h às 12h – Reunião com a Anpesca no Porto de Santo Antônio para devolutiva das ações realizadas na ilha, com órgãos e instituições parceiras.

Publicidade