Sairé é selecionada para participar no Chile do VI Encontro de Municípios Saudáveis das Américas

Publicidade

Foto: ASCOM/Governo de Sairé

Ações e trabalhos sustentáveis realizados pelo programa “Sairé em Ação” serão apresentados.

A cidade de Sairé, agreste de Pernambuco, foi selecionada para participar do VI Encontro de Municípios Saudáveis das Américas, no âmbito da convocatória organizada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

O evento acontecerá entre os dias 02 e 03 de novembro na cidade de Huechuraba, localizada na Região Metropolitana de Santiago, capital do Chile. Do Brasil, apenas Sairé e uma cidade do estado de São Paulo irão participar.

A Convocatória 2023 de experiências significativas de Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis (MCCS) das Américas, recebeu um total de 195 experiências de 13 países da região. Dessas, foram avaliadas 174 que atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos. O processo de avaliação compreendeu duas etapas: inicialmente, uma revisão por pares com especialistas da região, seguida por uma avaliação detalhada realizada por um comitê avaliador. O comitê selecionou as experiências que melhor refletiam os princípios e valores do MCCS, e o programa “Sairé em Ação”, criado pelo Governo Municipal, foi aprovado.

Nas redes sociais, o prefeito de Sairé, Gildo Dias, comemorou a indicação. “Parabenizo todos os colaboradores da gestão municipal, juntos iremos mostrar o nosso trabalho sustentável para todo o continente. O sentimento é de orgulho, vamos entrar para a história.” Afirmou o gestor.

*Conheça um pouco do programa “Sairé em Ação”*

O “Sairé em Ação” é uma política governamental municipal que busca o desenvolvimento saudável/sustentável da cidade. A proposta é de promover a interação direta com diversos atores sociais, abrindo espaço para a intersetorialidade entre comunidade e setor público, tendo o cidadão como protagonista.

As ações de sustentabilidade e a busca por uma melhor qualidade de vida do povo saireense estão entre os objetivos principais. Com isso, o “Sairé em Ação” conta com uma nova política municipal de resíduos sólidos, o acolhimento e o protagonismo das famílias que viviam do lixo, a educação ambiental junto a alunos da rede municipal de ensino; a criação, manutenção e revitalização de espaços públicos que promovam bem-estar, o incentivo à prática de esportes para o combate do sedentarismo, entre outros.

Sairé é referência no Brasil por suas práticas sustentáveis/saudáveis, reciclando 70% dos resíduos que coleta. Recentemente, a gestão municipal assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Rio Branco/AC para compartilhar experiências e conhecimentos em gestão de resíduos e sustentabilidade.

Publicidade