A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, irá realizar a entrega do Título de Notório Saber a personalidades que contribuem com a valorização da Cultura Afro nesta quinta-feira (23). Além da solenidade, também haverá a Noite da Capoeira, com o Grupo de Capoeira Raça Nobre.
As duas ações integram o calendário do mês da Consciência Negra, são abertas ao público e irão acontecer na sede da Fundação de Cultura de Caruaru, localizada na Rua Frei Caneca, número 352, bairro Maurício de Nassau, a partir das 19h.
Atualmente, a Prefeitura de Caruaru já fez a entrega do Título de Notório Saber a mais de 60 personalidades. Este reconhecimento a quem contribui com a valorização da Cultura Afro foi determinado a partir da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial.
Confira abaixo quais são as personalidades que irão receber o título neste ano, seguido de um breve resumo de cada uma delas:
Tamyres Cristiane da Silva – bacharel em Direito e, atualmente, é Gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, na SDSDH; e é presidente do Conselho Municipal de Promoção de Políticas para Igualdade Étnico-Racial de Caruaru. Tamyres já foi Coordenadora de Políticas para Mulheres Negras de Caruaru, na SPM.
Carla Barros – advogada, professora, artista plástica e mãe de dois meninos. Carla é de religião de matriz africana e utiliza suas habilidades sensoriais na pintura e no barro com o objetivo de despertar sensações diversas, além de retratar a magia dos ancestrais.
Rosivaldo Nascimento – dançarino de break, produtor cultural, apresentador e mestre de cerimônia. Há mais de 10 anos faz parte da cultura do hip hop em Caruaru e participa do Coletivo McStreet, no qual busca-se levar cultura e lazer para os jovens do município.
Marco Aurélio Freire – professor universitário na Asces-Unita, mestre em Direitos Humanos pela UFPE, analista político, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Caruaru e apresentador do Cidade Entrevista na Rádio Cidade 99.7FM.
Emanuella Silva dos Santos Bezerra (Mãe Manu) – é ialorixá e está no candomblé desde o seu nascimento. Faz trabalhos sociais em comunidades carentes e é líder e fundadora da ONG Todos Contra a Fome.
Maria Caroliny Vieira da Silva – professora de capoeira e danças regionais. Iniciou na capoeira em 2009 e, desde então, se dedica a esta importante expressão cultural.
Severino Lucio de Farias Filho – mestre em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, psicanalista e professor concursado da Secretaria de Educação de Caruaru