A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará nesta quarta-feira (13), uma audiência pública para celebrar os 20 anos da Economia Solidária no estado.
O objetivo é sensibilizar a sociedade e as autoridades, mostrando que a economia solidária e a cooperação têm sido alternativas assertivas para milhares de trabalhadores e trabalhadoras (a maioria de mulheres negras), no campo e na cidade. Essas pessoas vêm se organizando em grupos, associações, redes de cooperação solidária, cooperativas de produção, comercialização, consumo, crédito, fundos solidários e bancos comunitários de desenvolvimento, buscando políticas públicas de fortalecimento, ao longo de décadas.
A audiência, que conta com parceria do Fórum de Economia Popular Solidária de Pernambuco, e difentes organizações,
contará, com a presença do secretário nacional da Economia Solidária, Gilberto Carvalho.
Em 2003, além da criação do Fórum de Economia Solidária, foram criados Lei e o Conselho de Economia Solidária de Pernambuco. “Precisamos dar novos passos. Além de retomar o Conselho Estadual, a Economia Solidária tem que ter um orçamento dentro do planejamento do Governo do Estado, assessoria, formação técnica e cidadã, para a melhoria de renda e trabalho. Também buscamos a criação de um marco legal que reconheça o direito do trabalho associado, entre as pautas que levaremos para o debate na Alepe”, diz o deputado Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura da Alepe.