Pinheirão: uma história passada, um legado firme e um futuro presente

Publicidade

A cada dia que Deus me concedeu neste mundo, vivo pensando e tentando entender as coisas da vida, dentre elas, as oportunidades que surgem, as gratas surpresas que descobrimos, os ocasos, as causas,  circunstâncias  e as lembranças de um passado que nos tornam vivos eternamente na memória dos alicerces de uma história de progresso, evolução e globalização.

Vejam bem, quero fechar o ano, prestando uma singela homenagem a um dos grandes líderes políticos que nossa amada Caruaru já teve, o nosso inesquecível, José Pinheiro dos Santos Filho ‘Pinheirão’, simplesmente uma figura importante e emblemática da política local. Pois bem, recorri ao amigo, Ricardo Daniel, que nos trouxe importantes passagens que ficaram guardadas pra sempre na história de quem o acompanhou. Pinheirão nasceu na famosa Rua Preta, Bairro São Francisco, sendo filho de José Pinheiro dos Santos, comerciante de Madeira, logo ali ao lado da ‘Ponte Nova’, a qual, o Pinheirinho, ainda Criança, antes de se tornar no Pinheirão, o ajudava na batalha diária da serraria. Estudou no  saudoso Colégio Sete de Setembro, onde já mostrou seus preceitos políticos, sendo de cara, líder estudantil sendo redundante, também líder dos jogos escolares de Caruaru. E não é que o homem já se destacava pelo seu poder de liderança!

Torcedor: foi Presidente do Central onde fez uma boa gestão e entrou para os acervos do clube pela histórica e até hoje aclamada vitória da Patativa do Agreste por 2×1 diante do todo poderoso Flamengo-RJ em 86. Um homem visionário no comércio, grande empreendedor no ramo de cimento, um grande empreendedor no ramo imobiliário e um grande líder político, fazendo parte do forte grupo Lyra, onde chegou a ser secretário de Serviços Públicos da primeira gestão de João Lyra Neto, inclusive, responsável em tirar a feira do Centro da cidade e transferindo-a para o Parque 18 de Maio, onde funciona até os dias atuais.

Pinheirão foi o primeiro vereador do PSB em Caruaru, entre os anos de 93 e 96, se destacando em conceder o Título de  Cidadão Caruaruense ao Governador  Miguel Arraes de Alencar, com quem conseguiu uma barragem em dois Riachos, distrito da cidade, num momento de seca triste na região. Era um grande articulador e fazia parte da elite política da Capital do  Agreste. O seu jeito sério, no comércio ou na política, lhe rendeu ótimos frutos para o seu convívio particular, desde a amizade com  o grande orador político Fernando Lyra, ex-ministro da Justiça e Miguel Arraes, governador do estado.

Pinheirão era um amante por Caruaru, Boêmio, respeitador e um ótimo companheiro de conversas.  Adorava carros bons, porém, não era materialista e por isso era um grande comerciante. Muitos os chamavam de “o pé de valsa” mas, o que ele adorava mesmo eram as nossas festas juninas. Pois é, a saudade fica, as lembranças perduram e quando se tem história, se tem um legado, o Prefeito Rodrigo Pinheiro, seu filho, um jovem que vem mostrando o seu talento na política e nos entendimentos com as mais diversas classes e faixas etárias, pois é, herdou do pai. Quanto orgulho em velho ‘Pinheirão’? Certamente estais todo, todo ao lado de Fernando Lyra e Miguel Arraes aí de cima, vendo teu filho manter acesa a chama da Família Pinheiro, fazendo história na política e dando sequência ao teu legado empreendedor e promissor.

Hoje estaria completando 74 anos, logo ele, bacharel em Direito, casado com Mércia Pinheiro, pai de dois filhos, Rodrigo e Felipe. Ah tá, não poderia deixar de citar aqui o meu grande amigo, Marcos Moura, cunhado de Pinheirão, radialista esportivo e ex- vereador de Caruaru. É muita história e muita vivência.

“E eu faço parte desta história, pois, estou escrevendo,vivendo e tendo a oportunidade em reportar tudo”, grato meu Deus!

Publicidade