Já psicólogos da abordagem da psicologia positiva definem o ato de agradecer como uma forma de reconhecer a existência de coisas boas da vida. Agradecer é uma resposta emocional positiva às experiências. Segundo eles, agradecer pode acalmar a mente e tornar as pessoas mais felizes. “De acordo com a neurociência, sempre que agradecemos ou nos sentimos gratos por algo ou alguém aumenta no nosso cérebro os níveis de dopamina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer”, complementa o psicanalista.
Confira algumas maneiras como a gratidão influencia positivamente a saúde mental:
1 – Combate emoções tóxicas
A gratidão causa emoções e sentimentos positivos. Experienciamos felicidade e satisfação assim que recebemos ou oferecemos a nossa gratidão a alguém ou alguma coisa. Agradecer ativa o sistema límbico, responsável por regular emoções. O hipocampo e a amígdala, as principais áreas de regulação de emoções, memória e funcionamento do corpo, sobretudo, funcionam melhor após uma série de agradecimentos sinceros. Logo, conseguimos obter um controle maior sobre o que sentimos.
2 – Afeta o cérebro positivamente
O Centro de Pesquisa da Mindfulness da Universidade da Califórnia descobriu que a gratidão modifica as estruturas neurais do cérebro. O resultado dessas mudanças é simples: sentimos mais felicidade e contentamento ao longo dos dias. A gratidão ativa o sistema de recompensas do cérebro de um modo saudável. Dessa forma, mudamos o jeito como vemos o mundo e a nós mesmos. Apreciar as coisas boas da vida com regularidade estimula a produção de hormônios “bons”, os quais trabalham para regular o sistema imunológico.
3 – Melhora na educação emocional
O agradecimento quando sincero e plausível auxilia também no acolhimento de pensamentos e emoções difíceis e conflitantes, mas, que são plenamente humanas. Quando conseguimos distinguir experiências que merecem nosso agradecimento, de outras que não o merecem, passamos a um nível mais elevado de percepção das emoções e da gestão destas. A gratidão assertiva e nos leva uma vida mais verdadeira e autêntica.
4 – Ajuda a construir a felicidade
A felicidade, para a Psicanálise e para a Filosofia clássica, é um momento muito específico que vale por si mesmo, nesse sentido a felicidade se dá exatamente no instante que desejamos que alguma experiência, momento, presença perdure mais um pouco, se eternize. Nesse sentido, quando você percebeu que foi feliz e consegue ser grata/o por isso e, ao mesmo tempo, conseguir avaliar quais experiências, lugares e pessoas produzem em você tal sensação, você pode, reflexivamente, buscar estar mais nestes lugares, com estas pessoas e vivendo estas experiências. E a gratidão ajuda nesta percepção.
5 – Melhora os relacionamentos
A apreciação pelos relacionamentos que surge com o agradecimento rotineiro faz com que as pessoas se sintam amadas e valorizadas. Elas se sentem mais conectadas com outros indivíduos ao reconhecerem a importância das relações que mantêm em suas vidas e do quanto as outras pessoas foram essenciais para se alcançar certos objetivos, inclusive pela própria sobrevivência. Dessa forma, a gratidão melhora a qualidade de nossos vínculos afetivos.