Nova lei trará incentivo de trabalho para pessoas em situação de rua

Publicidade

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última terça-feira (16), a lei 14.821/24 institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua. Para a advogada Kilma Galindo, especialista em Direito do Trabalho, a lei é um grande marco para a sociedade brasileira, pois representa um avanço significativo na inclusão de pessoas ao mercado de trabalho e na geração de renda.

A norma prevê uma série de ações para promover o acesso ao trabalho, à qualificação profissional e à elevação da escolaridade dessa população, instituindo incentivos para empresas que contratam pessoas em situação de rua. “Essas empresas terão benefícios como isenção de encargos trabalhistas, incentivos fiscais e credenciamento para licitações públicas”, explica Kilma Galindo.

As novas regras têm o objetivo de trazer a inclusão social e garantir que pessoas em situação de rua possam ter acesso ao mercado de trabalho. Segundo Kilma, as empresas, ao adotarem as medidas dessa lei, darão uma importante contribuição para a construção de uma sociedade mais justa. “Além de contribuir para a inclusão social, a contratação dessas pessoas pode trazer benefícios para as empresas, como aumento da produtividade, melhoria da imagem e atração de novos clientes”, explica Kilma Galindo, que também é mestre em Gestão Empresarial, sócia do Moura & Galindo Advogados Associados e atua há 18 anos na área trabalhista.

Publicidade