Governadora Raquel Lyra acompanha trabalhos da Operação Segurança no Carnaval 2024

Publicidade

A governadora Raquel Lyra visitou nesta sexta-feira (9) o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), no bairro de São José, no Recife, para acompanhar a operação das forças de segurança durante o Carnaval 2024. A gestora comandou uma reunião com representantes das polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Corregedoria Geral da SDS e Secretaria Executiva de Gestão Integrada (SEGI). Na ocasião, foi feita também a ativação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) de Petrolina e Caruaru. Para o período carnavalesco de 2024, a gestão está investindo R$ 12,2 milhões nas forças de segurança. Houve um aumento de 10,2% no efetivo, chegando a 67.842 jornadas extras de trabalho.

“São 67 mil lançamentos de homens e mulheres para garantir a segurança pública do nosso Estado. O Centro de Comando Operacional da Defesa Social está funcionando na capital, no Agreste e no Sertão com todas as operativas do Estado para garantir que o folião que brinca em Pernambuco possa voltar para casa com tranquilidade”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Nos dias de folia, a SDS vai atuar de maneira integrada com o sistema de acompanhamento de ocorrências, a Corregedoria Geral, células integradas de inteligência e o monitoramento das ações das Corporações.

Através do Centro, haverá a coordenação de todo trabalho de policiamento nos polos de folia do carnaval, com o espelhamento de câmeras das Prefeituras de Olinda e Recife. Serão monitoradas cerca de 450 câmeras, sendo 358 no Recife, 45 em Olinda, além do monitoramento nos terminais integrados através das câmeras do Consórcio de Transporte Metropolitano.

“O folião pode ir tranquilo brincar o carnaval nas ruas, pois nós temos o lançamento de efetivo que é dez por cento maior do que no ano passado, o planejamento foi muito bem feito e agora ele está sendo colocado em prática. A secretaria de Defesa Social vai atuar diuturnamente para garantir a estrutura necessária para atender bem os pernambucanos e turistas”, destacou Alessandro Carvalho.

As tecnologias irão auxiliar no combate à violência no período carnavalesco. Estão à disposição drones nos principais polos de folia da Região Metropolitana do Recife (RMR), do Agreste e do Sertão. As equipes também contam com 14 câmeras das Plataformas de Observação Elevada (POE) da SDS que disponibilizam em tempo real as imagens que serão direcionadas simultaneamente para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS). Quatro helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) serão utilizados para sobrevoos.

A Segurança Pública estará presente para principais eventos do Estado como o Galo da Madrugada, no Sítio Histórico de Olinda, nos polos descentralizados do Recife, e no carnaval das cidades de Caruaru, Bezerros, Pesqueira, Triunfo e Petrolina.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Publicidade