Prefeitura de Caruaru participa do I Encontro da Estratégia Alimenta Cidades em Brasília-DF

Publicidade

Foto: Divulgação

O município foi selecionado como uma das seis cidades prioritárias no Estado de Pernambuco para a implementação desta estratégia

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), está participando do I Encontro da Estratégia Alimenta Cidades, que ocorre nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15) em Brasília, Distrito Federal.

O evento tem como objetivo principal promover um diálogo entre os representantes das cidades participantes da Alimenta Cidades, discutindo a implementação da estratégia em seus territórios. Além disso, busca construir um processo de governança interfederativo, intersetorial, coletivo e participativo entre a rede de cidades participantes, as gestões estaduais e federal e os conselhos de segurança alimentar e nutricional locais.

A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades foi instituída por meio do Decreto presidencial nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, com o objetivo de ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, com prioridade para os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social.

Em ação conjunta e articulada, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério das Cidades (MCID) propõem-se a estimular e apoiar um conjunto de ações integradas nas cidades prioritárias, conforme definido nas Portarias nº 972, de 26 de março de 2024, e nº 975, de 02 de abril de 2024.

Caruaru foi selecionada como uma das seis cidades prioritárias no Estado de Pernambuco para a implementação desta estratégia, demonstrando seu compromisso em fortalecer a segurança alimentar e nutricional da população local.

“A participação de Caruaru neste encontro representa um passo importante na busca por políticas alimentares mais justas e inclusivas para a nossa cidade”, disse a gerente da gestão do Sistema Único de Assistência Social e vice presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Priscila Azevedo.

Publicidade