Foto: Alepe/divulgação
Em votação na tarde da esta terça-feira, 04, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), parlamentares aprovaram em primeira discussão, o projeto de lei do Governo do Estado que institui o Sistema de Plantões Extraordinários da rede de saúde do Estado. A proposta deve ser votada em segunda discussão nesta quarta-feira (05).
A matéria estabelece acréscimo adicional de 100% nas diárias dos profissionais médicos que atuarem em UTIs em “situações de desastre, emergência ou calamidade pública reconhecidas pelo Estado”.
O projeto é uma tentativa de o Estado atrair mais profissionais da área, sobretudo pediatras, necessidade motivada pelo aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, nos últimos meses.
No texto de justificativa da matéria, o Estado argumenta que precisa de “médicos especializados” e que esses “não têm manifestado interesse na contratação com o Estado de Pernambuco nas áreas de UTIs neonatal e pediátrica”.
Recurso
O deputado Gilmar Júnior (PV) tentou incluir enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras categorias no projeto, mas a emenda não passou nas comissões temáticas e o recurso apresentado em Plenário também foi rejeitado.
Fonte: Blog da Folha PE