Fotos: Divulgação / SMS / PMC
Duas delegadas do Conselho Municipal de Saúde participaram do evento nos segmentos gestor e trabalhador.
Caruaru foi representada na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), integrando a delegação do Estado de Pernambuco, que aconteceu esta semana, em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro. O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde as representantes de Caruaru, Daniela Mascarenhas e Elane Francisca da Silva, participaram como delegadas dos segmentos gestor e trabalhador, respectivamente, por meio do Conselho Municipal de Saúde.
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência reuniu 2.420 delegados de todo o país, dos quais, 56 representaram o estado de Pernambuco nos segmentos Gestor, Trabalhador e Usuário.
“Foi um evento de extrema relevância, já que há muito tempo não eram discutidas as pautas sobre a valorização dos trabalhadores do SUS como mesa de negociação, dimensionamento da força de trabalho, fortalecimento dos vínculos, pisos salariais, educação permanente e fortalecimento dos conselhos. Caruaru já tem essa preocupação, cuidado e valorização com os seus trabalhadores, mas o fortalecimento dessas políticas de modo nacional é muito importante”, enfatizou a delegada de Caruaru, Daniela Mascarenhas.
Durante os quatro dias de duração, a 4ª CNGTES tratou de três eixos temáticos: Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde. O evento foi realizado após um intervalo de 18 anos.