EM JUNHO
As 11ª e 34ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com atuação na Defesa da Saúde, anunciam que está marcada para o dia 11 de junho, a partir das 13h, audiência pública para dar continuidade aos trabalhos de acompanhamento dos serviços prestados pela rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nos hospitais da Restauração, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães. A audiência visa discutir, dentre outros temas, questões referentes à falta de medicamentos, insumos e materiais, superlotação nas unidades de saúde e às filas de espera para cirurgias eletivas.
Convocada pelas Promotoras de Justiça Eleonora Marise Silva Rodrigues (11ª Promotoria) e Helena Capela (34ª Promotoria), a audiência pública busca retomar e desdobrar os pontos estabelecidos em evento prévio, que aconteceu no dia 4 de março, ocasião em que a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) firmou compromisso de apresentar, nesta nova audiência, o desenho da rede com a definição do perfil dos pacientes a serem atendidos em cada uma das unidades de saúde mencionadas.
A SES/PE comprometeu-se também a apresentar cronograma para início de obras e reformas dos hospitais, além de previsão de abertura de novos leitos de retaguarda nas especialidades de Neurologia, Cardiologia, Urologia, Vascular e Ortopedia.
Foram convocados a participar da audiência, na condição de expositores, as Secretarias Estaduais de Saúde e de Administração, além dos diretores desses grandes hospitais da rede estadual que são objeto da audiência.
Serão também convidados para participação na audiência pública o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN) , o Conselho Estadual de Saúde – CES, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (CREFITO 1), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE), Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE), o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A audiência será realizada no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), situado na Rua do Imperador Pedro II, 346, Santo Antônio – Recife. Os interessados em participar do ato devem se inscrever por meio do formulário já disponível em: https://forms.gle/a1coCgNusVxZS4op7 ou, presencialmente, no dia do evento, mediante prévia identificação, respeitado o limite de vagas do auditório onde será realizada a audiência pública.