Depois de dias marcados por comidas típicas, bebidas, mudanças na rotina e poucas horas de descanso, muitas pessoas sentem os reflexos do período junino. Sensação de cansaço, indisposição e ganho de peso estão entre as queixas mais comuns. Para retomar os hábitos saudáveis, o exercício físico é um dos principais aliados.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE), Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), o retorno à prática deve acontecer de forma gradual e sempre com orientação profissional.
“Após um período de excessos, é natural que o corpo precise de um tempo para se readaptar. O importante é não tentar compensar tudo de uma vez. Começar com atividades leves, respeitar os limites do organismo e manter a constância faz toda a diferença para recuperar a disposição, melhorar o condicionamento físico e evitar lesões. Com a orientação de um Profissional de Educação Física, esse processo acontece de forma muito mais segura e eficiente”, afirma.
A recomendação é iniciar com atividades de menor intensidade, como caminhadas, alongamentos, exercícios funcionais leves ou esportes recreativos, aumentando a carga de forma progressiva conforme a adaptação do organismo. Além de contribuir para o controle do peso e o gasto calórico, a prática regular de exercícios físicos auxilia na melhora da qualidade do sono, da disposição e da saúde mental, favorecendo a retomada da rotina após o período de festas.
O CREF12/PE reforça que a orientação, prescrição e demais serviços relacionados às atividades físicas são competências exclusivas do Profissional de Educação Física regular junto ao Conselho.














